quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Volvo XC90 V8 (Welly)

O mercado crescente dos jipões de luxo, os SUVs, da sigla em inglês para veículo utilitário e esportivo (Sport Utility Vehicle) fez a Volvo pensar em um projeto do seu próprio jipão, mas de olho (é claro) na segurança.

Os jipões são famosos por serem grandes, fortes e possantes, mas com uma segurança ativa um tanto quanto prejudicada diante dos carros. Por ter uma altura livre do solo mais elevada, o jipão não tem tanta estabilidade como um carro, aumentando a probabilidade de um capotamento. Além disso, em uma colisão com veículos de menor porte, o jipão é muito agressivo, já que seus para-choques são pronunciados e devido à altura da carroceria, os mesmos ficam no nível do tronco e da cabeça numa colisão lateral contra um carro por exemplo.

Pensando nisso, a Volvo (conhecida pela sua obsessão pela segurança) concebeu um jipão alto, grande, forte, possante e... seguro. Mesmo com sua carroceria alta, seus para-choques são mais baixos para não haver desigualdade na absorção de impactos contra veículos menores. Outro dispositivo de segurança ativo é o sistema anticapotamento, que consiste em acionamento do controle de estabilidade em conjunto com os freios, se os sensores acusarem uma torção exagerada da carroceria em uma curva, no iminente risco de descontrole e capotamento.

Sua carroceria é construída com tantas zonas de deformação programada (para manter o habitáculo o mais intacto possível em caso de colisão) que mesmo tendo tração integral, o motor tem que ser instalado na posição transversal (ao contrário de todos os outros jipões, que têm motor longitudinal).

Foi por esse particular que o motor V8 que equipa o XC90 teve de ser projetado pela Yamaha. Primeiro pelo fato de a Volvo não possuir know-how para construção de motores V8, e segundo porque o espaço reservado para o motor em sua carroceria é menor que nos outros jipões em razão das zonas de deformação programada. Com isso, o motor é instalado com outros componentes anexados a ele (como o alternador) de uma vez só. O ângulo entre a bancada de cilindros também é menor para que ficasse o mais compacto possível. O resultado é um bloco V8 eficiente, com menor peso e rendimento maior.

A Welly reproduz em escala 1/24 o Volvo XC90 V8 com altíssima fidelidade de detalhes e muita qualidade de materiais e pintura. Apresentado em 2003, o XC90 está desde então sem sofrer nenhuma alteração profunda em seu design. O atual modelo deverá permanecer assim por pouco tempo, já que a Volvo planeja uma reformulação total de seu jipão para o ano que vem.


















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