segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Jaguar S-Type (Maisto)

A Jaguar é uma marca inglesa de fabricante de automóveis conhecida pela excelente qualidade de seus carros, qualidade de construção, ótima mecânica e acabamento esmerado e luxuoso.

Cada carro que sai da linha de montagem na Inglaterra é minuciosamente revisado em todos os sistemas, pintura, interior e acabamento. O controle de qualidade é rigorosíssimo e qualquer imperfeição, por menor que seja, faz com que o carro não saia da fábrica.

O acabamento de seus carros tem como materiais o couro e a madeira de lei genuínos. Os executivos da marca dizem que "como a natureza não faz uma árvore ou um couro idênticos, não há um Jaguar igual ao outro."

Para revestir os bancos de seus carros, além de parte do painel e volante de madeira, a marca possui muitas fazendas onde o gado caminha apenas no plano (para não adquirir musculatura e deixar o couro macio)  e sem arame farpado (para não haver arranhões ou cicatrizes no couro). As árvores fornecedoras da madeira de lei possuem cuidados no plantio e extração, para que a textura e a cor da madeira sejam preservados.

Assim como muitas marcas passaram e passam por dificuldades financeiras, seja em razão da própria economia ou da agressividade da concorrência, a Jaguar não ficou imune a essa situação. A Ford foi proprietária da marca (hoje pertence à indiana Tata Motors, junto com a Land Rover) e durante esse período foi lançado o modelo S-Type.

Muitos ingleses diziam que o S-Type jamais deveria ostentar a marca Jaguar, pois o carro era um Ford com logotipo da Jaguar. De fato eles tinham razão, já que a Ford como uma grande montadora e adepta do compartilhamento de componentes para corte de custos, aplicou esta mesma ideologia no S-Type. Embora compartilhasse botões do painel com o Ford Mondeo e partes de carroceria com o Lincoln LS, o S-Type tinha personalidade própria e seu design remetia claramente a um autêntico exemplar da Jaguar: o Mark II, de 1962.

A Masito reproduziu em escala 1/18 em um tom de azul muito bonito o Jaguar S-Type. Diante de toda essa discussão acerca da "pureza", o S-Type para a grande maioria é considerado sim um autêntico Jaguar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário