Teve um momento no Brasil (meados dos anos 90) em que os carros coreanos eram relacionados a veículos comerciais como a Kia Besta e a pequena Asia Towner, que pipocava aos montes nos grandes centros urbanos, ora usadas como plataforma de venda de hot dogs ora usadas como transporte de cães em pet shops e em outros tipos de comércio.
Além da van Besta, a Kia também vendeu carros de passeio por aqui como o Sephia e o Shuma. Outra marca coreana, a Hyundai, também iniciou suas operações no Brasil vendendo automóveis como o Excel e o Accent.
Mas a grande reviravolta destas até então não tão conhecidas marcas ocorreu em menos de 10 anos, onde ambas (Kia e Hyundai) começaram a concorrer de igual pra igual com suas concorrentes japonesas e europeias. Mostraram ao mundo que também podem construir carros modernos, eficientes e com belo design (este último um ponto fraquíssimo até então diante da concorrência). Construir uma imagem aliada à qualidade e eficiência é possível, Kia e Hyundai estão aí pra confirmar isso. Há 10 atrás, ninguém tinha como sonho de consumo um Hyundai Accent ou um Kia Shuma, hoje todos sonham em ter um Kia Sportage ou um Hyundai Veloster.
A Hyundai começou a mudança de sua imagem com o Tucson e na onda de seu sucesso vieram o novo Santa Fe e o Veracruz. Mas foi na briga entre os carros de médio porte que ela se destacou em nosso mercado com um carro de mecânica eficiente, ótimos acessórios combinado a um preço muito convidativo diante da concorrência e com um design diferente e ao mesmo tempo sofisticado: o i30. No Brasil, esta primeira geração do i30 foi vendida nas cores prata e preto. Logo depois, veio um lote de cor azul e por fim um lote de unidades na cor branca. A Welly reproduz em escala 1/24 o i30 em sua primeira e mais famosa (ao menos no Brasil) geração. Com riqueza de detalhes, a mini chama a atenção pela reprodução fiel das linhas de carroceria, as rodas com a delimitação dos raios cromados (que não são pintados pela fabricante, talvez por questões de custo) e o recorte e adesão de peças como portas, faróis e lanternas traseiras, além dos logotipos grafados na tampa traseira, no volante e nas rodas.
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