terça-feira, 15 de outubro de 2013

Volkswagen Kombi (Welly)

Falar da Volkswagen inconscientemente nos remete a dois ícones da Idade Contemporânea: o mundialmente famoso Sedan (o bom e velho Fusca) e ela, a bisavó das vans e minivans: a Kombi.

Quando Adolf Hitler encomendou a Ferdinand Porsche um projeto de um automóvel de baixo custo, resistente, econômico e que tivesse condições de atingir velocidade de cruzeiro (100 km/h), não imaginava que o denominado "carro do povo" ganharia não só a Europa, mas o mundo todo. Com o nascimento do Sedan, veio também o nascimento da própria Volkswagen.

O primeiro protótipo é datado de 1939 e seu design tem pouca semelhança com o Fusca que o mundo todo conhece. Com o aperfeiçoamento do projeto, o Fusca tomou sua forma e manteve do protótipo apenas o motor traseiro refrigerado a ar. Sobre a mesma base, foi idealizado também um veículo comercial, para transporte de carga e de pessoas, combinando a carroceria capaz de alojar mais carga ou passageiros com a base que já existia: foi aí que nasceu a Kombi (seu nome deriva mesmo da palavra combinação).

A Volkswagen do Brasil foi inaugurada em 1957 e seu primeiro carro fabricado aqui foi a Kombi. Dois anos depois (1959) foi a vez do Fusca ser nacionalizado. Foi durante muito tempo o carro mais vendido no Brasil, até o lançamento de seu substituto de fato (o Gol). Foi também o mais vendido no mundo, mas foi ultrapassado em vendas pelo Toyota Corolla.

O Fusca teve sua produção encerrada no Brasil em 1986, mas em 1994 o então Presidente Itamar Franco solicitou projetos de carros populares e o Fusca voltou à vida, para morrer definitivamente em 1996. Já a Kombi teve sua produção encerrada agora há pouco tempo, totalizando 56 anos de produção.

A Kombi é amplamente reproduzida por muitas marcas de miniaturas, mas a Welly reproduziu de forma fiel e detalhada a Kombi da safra europeia e americana de 1972, com a porta corrediça (que a nossa só foi adquirir em 1997). Com riqueza de detalhes, o charme fica por conta da abertura da porta corrediça, que reproduz inclusive o mesmo mecanismo de abertura da original.








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