domingo, 3 de novembro de 2013

Mercedes-Benz SLK 230 Kompressor (Maisto)

Os carros conversíveis são charmosíssimos, não é à toa que a imagem de um carro conversível esteja sempre ligada a belas paisagens, aos dias ensolarados e a determinados lugares como praias e estradas com vistas deslumbrantes.

Até meados dos anos 90 o Brasil fabricava apenas dois modelos conversíveis: Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSi. Saíram de produção antes do previsto, pois além da baixa demanda (seus preços eram o dobro das versões fechadas) o processo de produção de ambos era pra lá de trabalhosa: enquanto a carroceria do Kadett era levada até o estúdio da Bertone na Itália (para montagem da capota), a carroceria conversível do Escort era produzida não pela Ford, mas pela Karmann. Ambos retornavam à linha de montagem de suas respectivas montadoras para receber o trem de força (motor e câmbio) e acabamento final.

Nessa mesma época, todos os conversíveis tinham capota de lona preta à prova de fogo (chamados mundialmente de "soft top"). Alguns tinham a opção de capota de fibra (chamada "hard top") para colocar no lugar da de lona, mas tal operação era difícil e com o tempo, os encaixes se desgastavam. Além disso, as carrocerias conversíveis perdiam muita rigidez torcional com a ausência da estrutura metálica do teto. Foi aí que a Mercedes-Benz apresentou um conversível com capota metálica de recolhimento e abertura totalmente elétricos. Surgiu assim a Classe SLK.

O nome vem do alemão que significa esportivo, leve e compacto. Nele, somente duas pessoas podem desfrutar da paisagem que o conversível proporciona. Sua rigidez torcional era quase a mesma de um similar com a carroceria fechada. O SLK introduziu o conceito de capota elétrica de metal para montagem em série, fazendo com que outros modelos viessem com o mesmo conceito como a segunda geração do Volvo C70, o Volkswagen Eos e o Peugeot 206 CC. Lançado em 1996, o SLK não demorou a ter concorrentes como o BMW Z3 e o Audi TT, embora estes dois últimos não tivessem opção de capota de metal elétrica.

A Maisto reproduziu em escala 1/18 o SLK 230 Kompressor, equipado com um motor quatro cilindros em linha, tração traseira e compressor mecânico ao invés de turbocompressor. Bem detalhada e com uma pintura fiel ao tom prata original, a miniatura também reproduz o mecanismo de abertura e recolhimento da capota rígida.







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