quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Renault Mègane III (Welly)

Quando foi lançado em 1996, o Mègane substituiu o anacrônico Renault 19. Pra isso, introduziu um design de cantos curvos, linhas arredondadas e um conceito novo de carroceria monovolume (com o Scénic).

Com o avanço da concorrência, a Renault remodelou o Mègane em sua segunda geração mirando no seu carro-conceito Avantime. O design do hatch era pouco ortodoxo, tinha uma mistura de linhas retas com ângulos e uma traseira com um desenho bem peculiar, pra não dizer estranho à primeira vista. No Brasil, somente as carrocerias sedã e perua (Grand Tour) é que foram fabricadas por aqui. O conversível chegou a ser importado, mas vendeu pouco devido ao preço ser um tanto proibitivo. A carroceria de dois volumes (hatch) chegou a ser testada por aqui, mas o visual estranho foi um dos empecilhos.

Na terceira geração, apresentada em 2009 na Europa e reproduzida pela Welly na escala 1/24 (com alto nível de detalhes, acabamento, recorte de peças e pintura) na sua versão mais comercializada (o hatch, dois volumes). O Mègane atualmente exibe um design agradável aos olhos, mais sóbrio, bonito e elegante, que agrada a todas as categorias de consumidores. A ousadia do desenho fica por conta da dianteira, com o capô de linhas curvas e vincos fortes, ostentando a logomarca da Renault bem ao centro e com ausência de uma grade dianteira, como se o para-choque e o capô formassem uma única peça. O Fluence (carroceria sedã inspirada no Mègane) possui portas dianteiras, painel e rodas semelhantes ao Mègane III, mas sua plataforma é de origem coreana (do Samsung SM5). Por enquanto, a Renault não demonstrou intenções de comercializar o Mègane III por aqui.















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