Depois que a Audi se estabeleceu no Brasil, a concorrência que ela encontrava na Europa também estava presente por aqui. A BMW havia lançado o modelo Compact, nada mais era que um série 3 com a traseira cortada e com três portas. Como até então a Mercedes-Benz não havia apresentado nenhum modelo com carroceria semelhante e o Compact não era tão atraente quanto os outros BMW, a Audi surpreendeu quando lançou um carro de carroceria hatch em 1996. Era a primeira geração do A3 (código de projeto 8L).
A plataforma monobloco usada no A3 era nomeada pela fábrica de PQ34. Tal plataforma foi usada primeiro no Audi A3 e depois foi sendo aplicada pelas outras marcas integrantes do Grupo Volkswagen: o Golf de quarta geração (Golf IV ou Golf Mk4), o Skoda Octavia, o Volkswagen Bora, o Volkswagen New Beetle e por último, o Audi TT. Uma só plataforma pode dar origem a diversos modelos de diferentes desenhos de carroceria, preservando a arquitetura mecânica.
Foi graças à compatibilidade mecânica que tanto o Audi A3 como o Volkswagen Golf de quarta geração foram fabricados no Brasil (o Audi era praticamente montado aqui, quase que no esquema CKD, pois quase todos os seus componentes vinham da Alemanha), na fábrica construída em São José dos Pinhais (PR). Como ambos tinham a mesma plataforma e diversos componentes mecânicos em comum, o Audi A3 dividiu a linha de montagem com o Golf por seis anos, de 2000 a 2006, quando aquele deixou de ser produzido aqui. Na Europa, a segunda geração do Audi A3 já estava nas ruas desde 2002. Passou a ser importado pra cá logo depois, em carrocerias de duas e quatro portas (Sportback).
O Audi A3 foi febre comercial no Brasil entre meados dos anos 90 e nos primeiros cinco anos dos anos 2000. Todos queriam ter um, tornou-se símbolo de luxo e status, agradava a todas as faixas etárias e entre dez pessoas, nove desejavam ter um. Os motivos eram muitos: acabamento requintado e luxuoso, qualidade de construção, mecânica robusta, potência de sobra (nos motores turbinados, de 150 e 180 cv) e um design moderno e marcante. Mesmo depois de tantos anos, o Audi A3 ainda chama atenção nas ruas pelo seu belo design atemporal, que ainda parece moderno mesmo diante de modelos recentes e atuais.
A Minichamps reproduziu com riqueza de detalhes o A3 da primeira geração já com o pequeno face-lift (que mudou grade dianteira, faróis e lanternas), com motorização 1.9 TDI (turbodiesel, não disponível no Brasil). A pintura e muitos detalhes (como os faróis) chamam a atenção pela fidelíssima reprodução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário