O Golf é o produto de maior sucesso comercial da Volkswagen desde o Fusca. Na Alemanha, é o carro mais vendido há décadas e há pouco tempo conseguiu o recorde de ultrapassar o Fusca em vendas. Por aqui foi primeiramente importado do México em 1994, para depois ser produzido aqui em 1999.
Depois de mais de dez anos de produção do Golf de quarta geração (Golf IV) aqui no Brasil, a Volkswagen decidiu trazer da Alemanha o Golf VII, incluindo o Brasil na sintonia comercial do modelo no mundo todo.
Quando começou a ser fabricado aqui em 1999 (dividindo a linha de montagem com o Audi A3), o Golf vendido aqui era o mesmo vendido na Europa, Estados Unidos e outros países como Canadá. Tal sintonia foi até o ano de 2002, já que o Golf estava prestes a ter uma nova geração. Em razão do bom volume de vendas do Golf por aqui, a filial brasileira apenas tentou atualizar o design do Golf IV, já que a nova geração era mais sofisticada e sua produção por aqui seria inviável.
Nesse período de tempo, lá fora o Golf passou por três reformulações: o Golf V, o Golf VI e o Golf VII. O Golf da quinta geração é um grande salto de qualidade em relação ao da quarta geração: possuía peças de carroceria moduladas (se a porta tinha um amassado na parte inferior, não era necessário trocar a porta toda, apenas a parte afetada), 70 metros de soldas a laser na carroceria (o de quarta geração tinha apenas 5 metros dessa solda na carroceria toda), todos os motores eram equipados com injeção estratificada de combustível e sua rigidez torcional era muito maior que no modelo de quarta geração.
Foi exatamente por estes motivos que a Volkswagen logo aposentou a quinta geração do Golf: sua produção era muito complexa, seu preço era mais alto e as vendas não aumentaram em relação ao Golf de quarta geração. Mesmo assim, a diferença de qualidade entre o Golf V e o Golf IV é flagrante, e a fábrica de São José dos Pinhais (PR) jamais produziria o Golf V sem antes um grande investimento.
É esse o modelo reproduzido pela Welly, na escala 1/24. O nível de detalhes é grande, a fidelidade idem. A miniatura reproduz com exatidão o design do carro, das rodas, o recorte das portas, lanternas e faróis, assim como o motor e o interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário