Substituir o Uno não seria uma tarefa fácil para qualquer carro, a Fiat sabia muito bem disso. Na Itália e no restante da Europa, o Uno já havia passado por uma pequena reformulação na traseira e na dianteira, o que nós nunca tivemos por aqui. Em 1993, o Punto fez sua estréia no velho continente sucedendo o Uno com uma reformulação total: design arrojado, com cantos arredondados, mecânica apurada, nova plataforma, motores novos, carrocerias de duas portas, quatro portas, conversível e mais de uma opção de transmissão. Enfim, algo que revolucionou no segmento, rendendo sucesso de crítica e por conseqüência, de público.
Por aqui, o Uno enfrentava desde sempre a concorrência ferrenha do Volkswagen Gol, depois a estréia do Chevrolet Corsa em 1994 e por fim o golpe de misericórdia com a reformulação total de carroceria do Volkswagen Gol em 1995. Como estava, a Fiat sabia que não tinha como continuar.
Durante muito tempo, o Fiat Punto de primeira geração foi testado pela filial brasileira e até foi ensaiado um lançamento dele por aqui, mas os custos de produção (o primeiro Punto era totalmente diferente e muito mais avançado, demandando um investimento alto a curto prazo) foram preponderantes para deixar o projeto de lado. A partir daí, a Fiat começou o desenvolvimento de um projeto igualmente inovador mas voltado para a realidade social (e principalmente econômica) dos países emergentes e de terceiro mundo: o projeto 178.
As premissas: design marcante, arrebatador, jovial, moderno e de personalidade em conjunto com uma mecânica eficiente, adaptando o que já havia em fabricação local. A matriz ficou responsável pelo design (ficou a cargo do estudio italiano I.D.E.A.), fornecimento de parte eletrônica e alguns componentes elétricos, enquanto a filial brasileira trabalhou na reformulação da suspensão do Uno (com uso de barra estabilizadora e sem feixe de molas) e no remanejamento da arquitetura mecânica para se adaptar ao solo brasileiro. E então, em 1996, surgiu o fruto do projeto 178: o Fiat Palio, cujo slogan era enfatizar o encontro da tecnologia italiana com a força brasileira.
É esta geração que foi reproduzida pelo Jornal Extra, em miniatura, na escala 1/32, da primeira geração do Palio. Os elementos gráficos como os logotipos, faróis e lanternas foram reproduzidos com o máximo de fidelidade, bem como o design de cantos arredondados.
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