Com o sucesso comercial do Grande Punto (o nosso Punto) na Itália e consideravelmente no restante da Europa, já havia a intenção de projetar derivações de sua carroceria para comercializar em outros continentes.
A derivação de carroceria planejada desde o início para o Grande Punto foi a de três volumes (sedan), cujo desenvolvimento ficaria a cargo da matriz italiana em conjunto com a Tofas (subsidiária Fiat) responsável por fabricar e comercializar modelos da Fiat na Turquia. O modelo que sairia dessa união seria comercializado em países emergentes, leste europeu, Índia e Brasil.
Com o aproveitamento da plataforma e componentes mecânicos, o trabalho executado deu origem a um sedan com personalidade e design próprios: o Linea. Os únicos componentes da carroceria compartilhados entre o Grande Punto e o Linea são apenas as portas dianteiras e o pára-brisas dianteiro. Todo o restante da carroceria do Linea é exclusivo. Foi comercializado com motores a gasolina e a diesel, exceto no Brasil.
Para ser comercializado no Brasil, a Fiat inicialmente desenvolveu uma derivação do motor 1.6 16V (da primeira geração do Palio, que equipou Doblò, Marea e Brava) com maior capacidade cúbica (aumentada para 1.9 16V) e caprichou no acabamento interno, já que a intenção (segundo a Fiat) era rivalizar com Chevrolet Vectra, Ford Focus Sedan, Peugeot 307 Sedan, Renault Mégane Sedan, Honda Civic, Toyota Corolla e Citroën C4 Pallas. Foi oferecido também com motor 1.4 16V Turbo (T-Jet) importado da Itália.
Por aqui, o Linea não obteve êxito comercial. Embora fosse um bom produto, com acabamento esmerado, motor turbo e uma assistência pós-venda atenta e bastante solícita exclusiva para o modelo, a culpa foi mesmo da própria Fiat. O mercado se encarregou de mostrar que o Linea não era um carro médio, era um sedan compacto premium que rivalizava com Honda City, Kia Cerato e Volkswagen Polo Sedan. Seu preço era alto demais pelo que oferecia e a insistência da Fiat em teimar no uso de câmbio automatizado (ao invés de uma caixa automática) foi o que sepultou a competitividade do Linea, até mesmo dentro de sua real categoria.
A NOREV reproduziu o Linea na escala 1/43, com uma boa dose de detalhes. Quando adquiri, senti falta de mais detalhes e acabei customizando mais outros detalhes como o repetidor do pisca um pouco acima dos pára-lamas dianteiros, logotipos no centro das rodas, pintura em preto fosco das colunas das portas e pintura do silencioso e da ponteira de escapamento traseiros.
Boa tarde, você tem interesse em vender este modelo?
ResponderExcluirQual aplicativo você usa para criar os decalques na escala 1:43?
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