Lançado primeiramente na Europa em 1993, o Punto nasceu como sucessor do Uno. Na época, suas lanternas traseiras no alto da coluna, seu design cheio de cantos redondos e uma mecânica totalmente nova fizeram sucesso de forma imediata.
Por aqui, o Punto não vingou. Foi testado de forma exaustiva em solo brasileiro, mas a filial brasileira decidiu desenvolver um projeto mais voltado para a realidade local (o projeto 178, o nosso Fiat Palio) e que pudesse ser vendido e fabricado em muitos outros países emergentes e de terceiro mundo.
Com uma estagnação de vendas não só na Itália como em todo o restante da Europa, a Fiat sabia que somente uma reformulação do Punto não seria o suficiente para recuperar o fôlego comercial de outrora. Eis que surgiu a idéia de dar um upgrade no Punto, com um novo design, nova grafia de logotipo, novos motores e... por quê não? Uma dose extra de luxo, tecnologia e porte: foi aí que nasceu o Fiat Grande Punto. E a estratégia funcionou.
O Grande Punto não só recuperou o fôlego em vendas da Fiat como também serviu de inspiração para o design do sucessor do Stilo (o Bravo). Como a Fiat não queria errar, por quê não se inspirar no design de um produto que teve plena aceitação? Não por acaso, o design do Grande Punto ficou a cargo do genial Giorgio Giugiaro, do estúdio Italdesign, cuja carroceria levava sua assinatura.
No Brasil, como o nome Punto nunca havia sido usado comercialmente, a Fiat optou por suprimir o prenome Grande e batizou de Punto. Tanto aqui como na Europa, o Punto também teve ampla aceitação.
Para que o Punto continuasse a manter o fôlego, sua primeira reestilização não poderia simplesmente modificar pára-choques ou rodas e foi mais além: mudou também a arquitetura interna, um novo painel com acabamento ainda mais esmerado e lanternas traseiras com luzes imitando LEDs. Até mesmo o nome mudou para Punto Evo, onde Evo seria a abreviação de evoluzione (evolução). E é este modelo que a Bburago reproduz na escala 1/24, na carroceria de duas portas, que nunca foi oferecida no Brasil.